Dia e Patrono do Desenho Industrial no Brasil:
5 de novembro / Des. Ind. Aloísio Magalhães ( 1927 - 1982 )



quarta-feira, 16 de dezembro de 2020

O CASO DO VAGÃO TANQUE ESPÚRIO DESENVOLVIDO POR UM MODELISTA AVENTUREIRO VALENDO-SE DO DESCONHECIMENTO DE AUTORIA DO PADRÃO RUMO - 2010

 

--

Sent: Tuesday, December 07, 2010 1:47 PM

Subject: Re: Vagão tanque Rumo

Em tempo:

V.Sa. neste acordo profissional, definiu por divulgar o modelo conforme o fez ou faz com o consentimento das partes que o contrataram? Houve um entendimento neste sentido por parte dos seus clientes e o principal interessado que seria a Rumo Logística? Eles estão solidários ou conhecedores com este resultado e divulgação?

Uma vez que a resposta seja positiva ( e espero que seja ou estaremos diante de uma situação desconfortável), entendo que seria de bom grado a divulgação daqueles que o procuraram, até para consolidar o aspecto da legitimidade do projeto, não concorda?

Em seu blog aonde o vagão está exposto, não encontro qualquer justificativa, salvo o que transcrevo cc, ou esteja em um outro post que tenha fugido à minha observação e que talvez possa nos indicar:

"Colegas ferreomodelistas, incluo mais uma novidade em meu portfólio de réplicas.Além desse modelo você pode apreciar outros no canto esquerdo inferior do site, em SEÇÕES, onde há separação das réplicas por tipo".

Grato,

Buzelin

----- Original Message -----

From: José Emílio de Castro H. Buzelin

To: Helio Lyra Filho

Cc: Joao Paulo dos Santos Duarte ; Paulo Gabriel Setten

Sent: Tuesday, December 07, 2010 1:09 PM

Subject: Re: Vagão tanque Rumo

Sr. Lyra, bom dia, ( cc João Paulo e Paulo Gabriel)

estou certo de que de nos contemplará com os dados registrados formais, além do que sua memória nos adianta, uma vez, então, que se tratou de uma encomenda específica e profissional. Isto em muito nos ajudará a esclarecer os pontos pendentes.

Sendo assim, posso concluir que estes modelos não estão sob comercialização, correto?

.No mais, salvo o aspecto formal da questão, sobre o qual minha obrigação profissional e ética é aquela que tem definido os passos dados até aqui, receba os meus cumprimentos sobre o modelo in situ. Reconheço-o bem feito, não resta dúvida. Não teria - ao meu único ver - porque ser descartado de um futuro estudo ou aproveitamento, estando a Rumo de acordo. A questão é como chegamos aqui e como esta proposta foi definida.

Grato por sua atenção,

José Emílio de Castro H. Buzelin

----- Original Message -----

From: Helio Lyra Filho

To: José Emílio de Castro H. Buzelin

Sent: Tuesday, December 07, 2010 12:53 PM

Subject: Re: Vagão tanque Rumo

Olá Sr.José, este pedido foi feito no começo de Agosto, vou ter que procurar nos meus e-mail o nome correto, lembro que é de Uberlândia e o nome do contato é Roberto, assim que voltar p/ casa vou dar uma procurada e lhe informo os dados corretos , fone e e-mail, segundo o Sr Roberto estes vagões seriam presenteados a um fornecedor ou comprador da Empresa Rumo.

Abraço

Hélio

Em 7 de dezembro de 2010 12:45, José Emílio de Castro H. Buzelin <jhbuzelin@uol.com.br> escreveu:

PS3:

Caso V.Sa. possa citar a referida "Metalúgica de MG" tenho condições de pesquisá-la, uma vez que sou natural de Belo Horizonte, MG e conheço algumas de nossas principais indústrias.

Grato,

José E. Buzelin

----- Original Message -----

From: José Emílio de Castro H. Buzelin

To: Helio Lyra Filho

Cc: Joao Paulo dos Santos Duarte

Sent: Tuesday, December 07, 2010 12:05 PM

Subject: Re: Vagão tanque Rumo

Em tempo:

A V.Sa., de minha parte, não foi imputada qualquer afirmação de que tivesse declarado ou confirmado sobre a existência do vagão. Deixo isto absolutamente claro. Até porque não tive, até o presente fato, o prazer em conhecê-lo.

Certo de que este tema será prontamente esclarecido, a partir do que V.Sa. exibe por informação, indico que há de minha parte desconhecimento do fato em questão. Ao que me parece, igualmente da Rumo Logística.

Portanto agradeço a sua gentileza em, dentre o mais breve, atualizar-nos a respeito de tais tratativas.

Cordialmente,

José E. Buzelin

----- Original Message -----

From: José Emílio de Castro H. Buzelin

To: Helio Lyra Filho

Cc: Joao Paulo dos Santos Duarte ; Paulo Gabriel Setten

Sent: Tuesday, December 07, 2010 10:10 AM

Subject: Re: Vagão tanque Rumo

Sr. Helio, boa tarde,

recebi a imagem a respeito deste vagão sem qualquer informação sobre V.Sa. cujo contato se faz unicamente neste momento.

Portanto minhas considerações a respeito do aludido tema são unicamente referentes ao fato da existência do modelo e não a V.Sa. diretamente, posto que sequer o conheço. Desde já esclareço, para evitar qualquer constrangimento.

Agradeço que tenha se manifestado prontamente.

Meu nome é José Emílio de Castro H. Buzelin e fui o responsável pelo desenvolvimento do padrão de pintura dos ativos ferroviários da Rumo Logística, e a partir deste trabalho, o desenvolvimento do Manual de Identidade Visual específico para este fim.

Sou Desenhista Industrial, graduado pela Universidade do Estado de Minas Gerais, desde 1997, somando-se a isto mais de 20 anos de experiência no setor ferroviário. Fui convidado diretamente pelo presidente da Rumo para este trabalho e cujos resultados conhecemos, após dez meses de intenso desenvolvimento e acompanhamento irrestrito, tanto da Rumo Logística quanto da Cosan.

Em nenhum momento fui informado pela Rumo deste padrão, muito menos das tratativas que V.Sa. comenta. Considerando o material que me chegou em mãos ( fotografia sem quaisquer dados sobre autoria), a minha pronta atitude, uma vez que mantenho o compromisso profissional com esta empresa e seus executivos, na condição de acompanhamento pós-projeto, seguindo rigorosamente o padrão definido. Como resultado de nosso trabalho, lembro que não está contemplado em nenhum momento este layout ou mesmo adaptação conforme o modelo sugere.

Nos acompanham em cópia com esta mensagem, o Dr. João Paulo dos Santos Duarte, Diretor de Operações da Rumo Logística e o Sr. Paulo Gabriel Setten, da área de comunicação corporativa da mesma empresa, para que possam também se manifestar a respeito.

Na medida das considerações de V.Sa., estou certo de que não se declinará a prestar-nos os esclarecimentos a respeito desta produção e sobre a aludida encomenda.

Grato pela atenção,

José Emílio de Castro H. Buzelin

----- Original Message -----

From: Helio Lyra Filho

To: jhbuzelin@uol.com.br

Sent: Monday, December 06, 2010 8:39 PM

Subject: Vagão tanque Rumo

Olá , eu que fiz este vagão tanque c/ a pintura Rumo, ele realmente ñ existe foi feito por uma encomenda de uma Industria Metalurgia de MG, eles me forneceram o Layout e fiz p/ eles três unidades, em momento algum eu afirmei a qualquer pessoa que este vagão EXISTE! EXISTIU! ou vai EXISTIR! se esta afirmação surgiu foi por má fé ou má índole de quem a fez.

Certo de ter esclarecido o ocorrido.

Hélio Lyra Filho ( Jundiaí - SP)

--
Acesse meu site: http://helyfilho.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário